Bem vindo ao Blog de Ornitologia e Birdwatching da ONG MAE!

SEJA BEM VINDO!

Se você é ornitólogo profissional ou amador, ou um simples amante da natureza em especial da avifauna, este é o seu Blog. De agora em diante serão postadas novidades, notícias e informações interessantes obtidas através das pesquisas e atividades realizadas pela ONG MAE - Meio Ambiente Equilibrado, sobre a avifauna brasileira.

sábado, 14 de abril de 2012

Highlights das últimas passarinhadas da ONG MAE (2)

       Demorou mas saiu! A nova postagem do blog OrnitologiaMAE está no ar!
      Desta vez, se passaram 2 passarinhadas, ambas na nossa querida Fazenda Colorado, local que insiste em nos surpreender a cada visita. Como acumularam dados de duas incursões, vamos citar apenas os "Highlights" de cada uma.
       A primeira passarinhada foi requisitada pelo nosso blog pelo Prof. Lauril Krawczun (Docente do curso de Teologia da UNIFIL), amante das aves há bastante tempo e que sempre está em contato enviando novidades e perguntas sobre o universo ornitológico de Londrina.
Prof. Lauril Krawczun.
        Já a segunda passarinhada foi requisitada pelo também professor (do curso de Educação Física da UFPR) e fotógrafo da avifauna Sergio Gregorio, acompanhado de seu amigo e amante da avifauna - em especial dos Beija-flores - José Francisco Haydu que possui um dos melhores locais para observação de beija-flores no norte do Paraná, em sua casa em Rolândia.
Sérgio Gregório, José Francisco Haydu e Renan Oliveira.
        Bom, vamos começar pela passarinhada com o Prof. Lauril...
        Como de praxe, partimos cedo para o local escolhido, e chegamos lá com o dia ainda amanhecendo, o que é ótimo para trabalhos com Inventários de Avifauna, onde se busca conhecer a diversidade de aves do local, mas não muito bom para a prática de Observação de Aves, uma vez que nestes horários de pouca luminosidade é quando se pode ouvir a maioria das espécies cantando juntas, porém, obviamente pela falta de luz a visualização das mesmas fica comprometida.
        Bom, mas era uma questão de pouquíssimo tempo para que o sol raiasse de vez e começasse o show de nossos amigos penosos, e foi exatamente o que aconteceu...
        Diversas espécies já começavam a se destacar, como o Estalador (Corythopis delalandi) que é uma das pratas da casa - especialmente para quem vem do Litoral onde esta ave é muito escassa - o Barranqueiro-de-olho-branco (Automolus leucophthalmus) que sempre nos recebe vocalizando de seus locais preferidos cheios de cipós e emaranhados à beira da estrada, o Chocão-carijó (Hypoedaleus guttatus) com seus vários tipos de vocalizações, o Papa-taoca-do-sul (Pyriglena leucoptera) com seus olhos vermelho-vivo altamente contrastantes com a penugem negra fosca, e várias outras espécies que em Londrina são bem comuns, mas que a maioria das pessoas não conhece. Ao todo foram cerca de 70 espécies registradas.
          Foram dois grandes destaques na passarinhada com o Lauril, um deles foi o avistamento do Papa-formigas-de-grota (Myrmeciza squamosa), mas desta vez, era pelo menos 3 indivíduos, e dentre eles uma fêmea!
         A alegria foi tanta pois até então só tínhamos avistado um macho, e ficava aquela impressão de ser um bicho de outra região, vagante e que "se perdeu" na Fazenda Colorado. Agora sabemos que há pelo 3 indivíduos, inclusive um casal, indicando que pode haver uma população, até então desconhecida ou recém-chegada desta ave no local, e nos enchemos de esperança para que esta espécie se perpetue em nossa Pequena Londres. Para quem não viu, nós da ONG MAE, com a ajuda de Demis Bucci, fizemos os primeiros registros do Papa-formigas-de-grota para a cidade ( http://ornitologiamae.blogspot.com.br/2011/10/mais-um-ilustre-morador-londrinense-o.html ).
       O outro ponto alto da passarinhada com o Lauril foi o registro de um bacurau, já descrito para Londrina mas nunca fotografado. Era o Bacurau-de-asa-fina (Chordeiles acutipennis), que estava pousado em um galho "no limpo" - como dizemos quando não há nada obstruindo a visualização - e permanecendo lá durante muito tempo, ficando fácil fotografá-lo. Apesar da árvore ser razoavelmente alta a foto ficou boa, confiram:
Bacurau-de-asa-fina por Renan Oliveira. Disponivel em:
http://www.wikiaves.com.br/574322&p=1&t=u&u=3134&s=10544 
         Demos muita sorte pois durante o dia observar um bacurau é muito difícil, apesar desta espécie registrada poder ser vista antes do anoitecer caçando, a maioria das espécies tem hábitos crepusculares ou noturnos. Foi um belo registro, com certeza, pois o bicho ficou lá a manhã toda, inclusive quando resolvemos percorrer a estrada de carro novamente para dar a ultima checada, a ave estava parada no mesmo local. Coisa linda!
              E para fechar a primeira passarinhada, tivemos um "Bônus"... uma cobra Caninana (Spilotes pullatus) que estava no meio do caminho, e obviamente parei para fazer uma fotinho deste réptil nada simpático. Ela estava bastante tensa com minha presença e balançava a ponta do rabo freneticamente, mas mantive uma distância pra lá de segura pra mim e para ela - é uma espécie sem peçonha mas sua mordida deve doer bastante. Nada de ficar manuseando o bicho para mostra-lo por vários ângulos e deixá-lo estressado, sempre respeite o espaço dos animais e eles com certeza respeitarão o seu. Vimos o bicho e apenas observamos de longe e fotografamos, lá vai a foto:
Cobra Caninana por Renan Oliveira (2012)
         Agora vamos falar um pouco sobre a Passarinhada com Sergio Gregório e o Haydu. Começamos bem neste dia enquanto percorríamos a estrada de terra para chegar no fragmento florestal fomos surpreendidos por um bando de Jacuguaçus (Penelope obscura), ave incomum na região. Londrina ocorre simpatria (encontro de duas espécies) de Jacuguaçu com a Jacupemba (Penelope superciliaris), que é bem mais comum por aqui. O dia estava prometendo e seguimos em frente.
     Como de praxe ao entrar na mata já começamos a escutar alguns piados bem conhecidos por nossas matas como o Pula-pula (Basileuterus culicivorus), o Canário-do-mato (Basileuterus flaveolus), a Choca-da-mata (Thamnophilus caerulescens) entre outros. Sergio Gregorio logo comentou sobre a quantidade de espécies vocalizantes logo na chegada.
       Seguimos pela estrada que corta a mata, e o número de espécies foi aumentando, e uma das espécies que justificaram a vinda do Sergio para Londrina era o Estalador (Corythopis delalandi), ave bastante comum por aqui, mas o bicho não deu mole, ao contrário do Araçari-poca (Selenidera maculirostris), também lifer (primeira vez que avistou) para ele, que repousava em uma árvore baixa a poucos metros da gente. De imediato nosso visitante da capital sacou a câmera e o fotografou:
Araçari-poca por Sérgio Gregório, Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/579804&p=1&t=b 
      O segundo bicho que foi fotografado por ele, foi o almejado Estalador, ave muito dificil de se fotografar por ser bastante inquieta e preferir ambientes densos de cipó, mas Sergio não desiste facil e conseguiu um belo registro da ave:
Estalador por Sérgio Gregorio, disponivel em: http://www.wikiaves.com.br/578178&p=1&t=b            
          Algum tempo depois, outra espécie resolveu dar sopa para gente e novamente uma bela foto foi feita pelo nosso visitante, um macho de Saíra-de-papo-preto (Hemithraupis guira), que apesar de não ser inédita para ele é uma bela ave e não dá pra passar batido:
Saíra-de-papo-preto por Sergio Gregorio, disponivel em http://www.wikiaves.com.br/578179&p=1&t=b .             
           E seguimos em busca de outros lifers para o Sergio e também para o Haydu. No caso do Haydu foi mais difícil pois ele pretendia fotografar Beija-flores, que são aves difíceis de visualizar, e muito mais difíceis de fotografar, especialmente em uma floresta. Ele veio em busca do Rabo-branco-de-garganta-rajada (Phaethornis eurynome), e sua objetivo foi alcançado em partes, pois o bicho apareceu, mas não deu mole para fotos.
             Mas para Gregorio a sorte era outra e os bichos estavam surgindo um a um. O próximo que ele fotografou foi a Marianinha-amarela (Capsiempis flaveola), ave que adora ambientes cheios de taquara e clareiras. Eis mais uma bela foto:
Marianinha-amarela por Sergio Gregorio, disponivel em http://www.wikiaves.com.br/578180&p=1&t=b .
      Até então já eram 4 espécies ineditas para nosso visitante da capital, mas a passarinhada ainda não tinha acabado. Resolvemos percorrer a estrada novamente de carro e paramos no final da mata para procurar o Canário-do-mato (Basileuterus flaveolus) num local onde ele costuma aparecer. E não é que ele estava lá novamente? Pois eis mais uma foto:
Canário-do-mato por Sergio Gregorio, disponivel em http://www.wikiaves.com.br/578177&p=1&t=b .
       E para finalizar nossa incursão à Fazenda Colorado, enquanto Sergio buscava a foto do canário-do-mato, outra surpresa agradabilíssima. Um casal de Urubu-rei (Sarcoramphus papa) saiu voando de uma árvore a uns 30 metros de onde estávamos, logo sacamos as câmeras e fizemos algumas fotos. Eis uma delas:
Urubu-rei por Sérgio Gregório, disponivel em http://www.wikiaves.com.br/578181&p=1&t=b .
         Pouco depois destas imagens maravilhosas encerramos a passarinhada na Colorado e na volta resolvemos dar aquela passadinha básica e costumeira pelo Parque Daisaku Ikeda - fica no meio do caminho - para que ele fotografa-se o Carão (Aramus guarauna), ave muito procurada por nossos amigos da capital, e lifer para Sergio. Foi uma passada rápida mas suficiente para conseguir encontrar o bicho. Eis a foto:
Carão por Sérgio Gregorio, disponivel em http://www.wikiaves.com.br/579803&p=1&t=b .
       E assim encerramos esta passarinhada com Sergio Gregorio e Haydu, que ficaram impressionados com a diversidade de aves de nossa pequena londres, em especial da Fazenda Colorado (destino preferido da maioria). Foi um total aproximado de 90 espécies observadas neste segundo dia de passarinhadas, uma beleza atrás da outra!
        Bom.... é isso!
         Em breve novas postagens! Breve mesmo! Aguardem!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo belo relato Renan. Foi realmente uma excelente passarinhada e a Fazendo Colorado é um reduto impressionante de aves que merece todo o carinho e respeito por parte de todos. É um pequeno fragmento que restou daquilo que já foi um paraiso verde a 60 anos atrás. Nos resta então conservar, recuperar e curtir esse belo recanto. É também muito satisfatório saber que existem pessoas como o biólogo Renan Oliveira, com um conhecimento incrível sobre aves e ornitologia e com uma grande preocupação com o Meio Ambiente. Fica ai a minha recomendação: vá visitar Londrina e entre em contato com o Renan, um grande guia!

    ResponderExcluir