Bem vindo ao Blog de Ornitologia e Birdwatching da ONG MAE!

SEJA BEM VINDO!

Se você é ornitólogo profissional ou amador, ou um simples amante da natureza em especial da avifauna, este é o seu Blog. De agora em diante serão postadas novidades, notícias e informações interessantes obtidas através das pesquisas e atividades realizadas pela ONG MAE - Meio Ambiente Equilibrado, sobre a avifauna brasileira.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DICA: Como escolher o seu Binóculo para Observação de Aves - PARTE 3 (FINAL)

    Continuando nossas dicas para escolher um binóculo ideal para observação de aves...
Na primeira postagem falamos sobre os formatos disponíveis, o aumento e o diâmetro da objetiva. Na segunda postagem falamos dos tipos de revestimento das lentes, do ângulo de visão e da distância mínima de foco.
Hoje falaremos dos últimos detalhes para que você não se engane na compra de seu binóculo.

1º - Tipo de Prisma: 
     O prisma dos binóculos, pode ser feito de dois materiais basicamente, o Bak4, e o Bk7. Não entremos em detalhes da composição de cada um, mas o melhor deles, que propicia uma melhor definição e passagem de luz, é o Bak4, porém, também é o mais caro. Existem binóculos bons com Bk7, mas sempre o Bak4 será melhor, e recomendado.

2º - Eye Relief
    Está é uma das especificações que remete ao conforto e facilidade de uso de um binóculo e é dada em milímetros. Em suma, é a distância que seu olho pode estar da lente ocular do binóculo para que veja a imagem completa - acreditem, nem sempre é necessário encostar o binóculo nos olhos para observar. Mas para que eu iria usar um binóculo "longe" do rosto? Se você não usa óculos pode até achar desnecessário, mas quem usa, não consegue usar um binóculo simultaneamente com o óculos se o Eye relief for pequeno. Normalmente os binóculos bons tem pelo menos 18mm, mas quando maior, mais fácil de enxergar com o binóculo, especialmente usando óculos.

 - Pupila de Saída (Exit Pupil):
     Outra característica que remete ao conforto e facilidade de uso do binóculo. A Pupila de saída é o diâmetro do feixe de luz que chega à sua pupila. Quanto maior este valor, mais fácil de ver a imagem completa no binóculo. A pupila humana tem normalmente - quando não está dilatada - cerca de 5mm de diâmetro, e os binóculos de qualidade oferecem uma saída de pupila de pelo menos 5,3mm, deixando uma margem para que praticamente todos consigam enxergar sem problemas no binóculo. 

4º - Correção de Dioptria 
     Talvez a última característica realmente importante em um binóculo. Esta opção é o que permite pessoas com problemas visuais leves usarem um binóculo sem problemas. Por exemplo pessoas com diferentes graus de astigmatismo, miopia ou hipermetropia em cada olho, podem configurar individualmente cada lente ocular do binóculo pelo ajuste da Dioptria. Normalmente este ajuste é disponível em apenas uma das lentes, pois é desnecessário mexer nas duas lentes, uma delas já basta. O manual do binóculo normalmente explica como usar este recurso.

"EXTRAS"

      Correção de fase do Prisma (Prism phase correction): É um revestimento extra que os binóculos - normalmente muito mais caros - apresentam no prisma ótico que visa corrigir uma leve refração que a luz sofre ao cruzar este prisma até chegar em nosso olho. Binóculos com correção de fase ostentam a fama de fornecer as imagens mais nítidas e definidas, mas na prática, a diferença de um bom binóculo sem correção de fase, e de um com correção, é muito sutil, e não justifica a diferença de preço. Mas pessoas muito exigentes podem achar justo o investimento.

      À prova d'água e de embaçamento (Waterproof & Fogproof): Binóculos com esta característica são comuns, nas marcas mais conhecidas, e não representam muito acréscimo de preço. Não foi considerado essencial pois não interfere na qualidade da imagem, porém, é um tanto frustrante quando começa a chover ou a umidade está alta e o binóculo embaça por dentro. Nestas situações a unica coisa a fazer é esperar, e um bom tempo, até desembaçar. Binóculos Waterproof & Fogproof são selados com nitrogênio puro (gás inerte) em seu interior que impede o embaçamento pois não á umidade alguma dentro do binóculo. Vale lembrar que mesmo um binóculo com estas características continua embaçando por fora, se houver grande variação de temperatura, mas nada que uma flanela não resolva.

Bom Pessoal, esperamos que as informações passadas sobre como escolher um bom binóculo tenham sido claras e que sejam úteis em compras futuras, especialmente para os apaixonados pela grande diversidade de aves brasileira!
Estaremos aguardando vocês em nossas "passarinhadas"!
Entrem em contato pelo email gtaongmae@gmail.com para se inscrever!

15 comentários:

  1. Tenho usado um binóculo militar italiano 8 x 30, fabricado na década de 1930. Gosto dele por ser relativamente compacto (apesar de ser Porro) e mecanicamente robusto. Segundo o tecnico que o revisou, e idêntico aos Zeiss alemães do mesmo período. A portabilidade e muito boa, ainda mais depois que instalei um arnês Optech, que o mantem bem próximo ao peito durante as caminhadas.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Achei um binóculo Vivitar 8x42 com um preço bem em conta no walmart e gostaria de saber se vale a pena comprar. Eis o link do binóculos com as especificações:
    http://www.walmart.com.br/produto/Cameras-e-Filmadoras/Binoculos/Vivitar/2787591m-binoculo-para-viagem-com-zoom-8x-e-diametro-de-42-mm-vivitar-viv-gt842
    Desde já, agradeço muito a atenção!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria! bem didática e oportuna para quem observa ou pretende observar a avifauna, principalmente as florestais (araponga, bastião, papagaios, outras.)

    Sugerimos uma matéria sobre máquinas para fotografar aves, de preferencia com localizador de coordenadas geográficas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa matéria de Máquinas já está no "forno", mas como são muitas variáveis, estamos pensando na melhor forma de dispor o conteúdo. A série de postagem sobre binóculos nos mostrou que não adianta muito reduzir o conteúdo de cada postagem para não "assustar" os leitores, e olhando as estatisticas, a maioria lê s[o a primeira parte, muitos pulam a segunda e leem a primeira e a terceira, e uma minoria lê as 3. rsrsrsrsrs
      Mas muito obrigado pelo seu feedback!
      E esperamos soltar logo essa matéria sobre câmeras!
      Att.

      Excluir
  4. Muito boa matéria, fico também a aguardar os conselhos para o material fotográfico. Abraço. CC

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, terminei um curso de Detetive, preciso de uma ajuda com relação ao binóculo usar? Aguardo ajudas segue meu whatsapp 19983200709 eder

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das 3 matérias sobre este assunto! Muito obrigado! Me ajudou muito a escolher um binóculo para minha viagem à Amazônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que foi útil, e mais ainda por ler as 3 partes e entender que são complementares.
      Maioria lê a primeira e vem pedir dica de modelo de binóculo :(

      Excluir
  7. Bom dia, good job!
    Gostei d + da esclarecedora matéria.
    Se possível respondam o e-mail que enviei ao gtaongmae.
    Namaste
    respeitosamente!
    Adilson

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela explicação didática... Gostei muito das 3 partes. Tenho um Zeiss Terra Ed 10x42. Mas meu sonho de consumo é um Swarovski... Quem sabe um dia rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá faz tempo que você tem? queria saber se é resistente a umidade interna

      Excluir
    2. A resistência é excelente... Usei bastante, mas fiz um upgrade agora para um Steiner Ranger Xtream 8x56. Muito satisfeito...

      Excluir
  9. Olhei em vários sites inclusive gringos e de longe esse é o que abordou maior quantidade de pontos a serem avaliados e de forma bem explicada. Agr o difícil vai ser achar um que n esteja com preço inflacionado

    ResponderExcluir
  10. Estou usando o Steiner Ranger Xtreme 8x56... Um binóculo SENSACIONAL.

    ResponderExcluir