Bem vindo ao Blog de Ornitologia e Birdwatching da ONG MAE!

SEJA BEM VINDO!

Se você é ornitólogo profissional ou amador, ou um simples amante da natureza em especial da avifauna, este é o seu Blog. De agora em diante serão postadas novidades, notícias e informações interessantes obtidas através das pesquisas e atividades realizadas pela ONG MAE - Meio Ambiente Equilibrado, sobre a avifauna brasileira.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DICA: Como escolher o seu Binóculo para Observação de Aves - PARTE 2

        Continuando nossas dicas para escolher um binóculo ideal para observação de aves...
Na primeira postagem falamos sobre os formatos disponíveis, o aumento e o diâmetro da objetiva. Hoje falaremos de Revestimentos, Ângulo de Visão e Distância Mínima de foco.

1º - Revestimento das lentes

    Binóculos de qualidade recebem camadas de revestimento anti-reflexo, para garantir que toda a luz captada pelo instrumento chegue ao olho do observador. Binóculos sem revestimento anti-reflexo fornecem imagens mais escuras e menos nítidas pois parte da luz é refletida pela lente e não chega ao nosso olho. Existem basicamente 5 tipos de revestimentos em ordem crescente de qualidade, são eles: Rubicon, Coated, Fully-coated, Multi-coated, Fully-multi-coated.

    - Rubicon: Este é aquele mais comum, que deixa as lentes objetivas do binóculo avermelhadas - como um rubi. Binóculos com este tipo de revestimento aparentam ser de boa qualidade e são bem bonitos, porém, é o pior revestimento disponível, pois a cor vermelha da lente nada mais é do que a frequencia da luz vermelha refletida pela lente. Ou seja, a imagem que chega ao nosso olho tem as cores quentes amenizadas não sendo recomendado para observação de aves.

    - Coated: Binóculos com este revestimento apenas as lentes objetivas foram revestidas com uma camada de anti-reflexo, transmitindo mais luz para o olho do observador.
    - Fully-coated: Ambas lentes, objetivas e oculares, receberam uma camada de anti-reflexo, transmitindo mais luz para o olho do observador do que os Coated.
    - Multi-coated: As lentes oculares receberam uma camada de anti-reflexo, e as lentes objetivas receberam duas ou mais camadas anti-reflexo, transmitindo mais luz para o olho do observador que os Fully-coated.
    - Fully-multi-coated: Todas as lentes receberam duas ou mais camadas de anti-reflexo, transmitindo mais luz para o olho do observador que os Multi-coated.

 - Ângulo de visão (Angle of View ou AOV):
     Esta característica é dada em graus, e remete à quantidade de objetos que cabem no campo de visão que o binóculo fornecerá. Quanto maior o ângulo de visão, mais objetos caberão no campo e mais fácil será para detectar a ave. No entanto, quando maior o ângulo de visão menor é a sensação de aproximação do objeto. Um binóculo com 8x de aumento e 6 graus de ângulo de visão oferece maior sensação de aproximação do objeto do que um binóculo de 8x de aumento e 7 graus de ângulo de visão. No entanto, será mais fácil encontrar a ave com um binóculo de maior angulação, especialmente para pessoas sem prática.  

3º - Distância mínima de foco (Minimum Focus Distance):
     Esta especificação é dada em metros e, como o próprio nome diz, remete à distância mínima que o objeto pode estar do observador, sendo possível observar nitidamente usando o binóculo. É importante esta característica do binóculo especialmente para aves menores, que mesmo próximas do observador fica difícil de ver detalhes. Quanto menor a DMF melhor o binóculo. 


Conclusão da parte 2 de nosso guia de como escolher binóculos.
RECOMENDADO: 
- Revestimento pelo menos Multi-coated, pois é onde há melhor relação custo-benefício, mas pessoas mais exigentes podem investir um pouco mais num Fully-multi-coated.
- Ângulo de visão entre 6 e 8 graus, nem mais nem menos. Um dos mais usados é 7 graus, por ser o meio termo.
- Distância mínima de foco de no máximo 4m, quanto menor, melhor.


10 comentários:

  1. Qual devo ter para observar bem os detalhes dos pássaros,não precisa ser o melhor,pode ser um intermediário.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!!
    Estou para adquirir um binóculo Nikon 8 x 42 e gostaria de saber se é uma boa aquisição para fazer observação de abes, já que o mesmo está com um bom preço. Agradeço desde já, att, Walter Rosa

    ResponderExcluir
  3. DIGO : AVES. Walter Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os binóculos Nikon são de ótima qualidade, mas a especificação dele vai além do Aumento e Diametro da Objetiva...
      Se for um Nikon Monarch, pode comprar sem medo, são uns dos melhores binóculos no que diz respeito a custo-benefício.

      Excluir
  4. Bom dia. Em alguns binóculos eu vi a especificação: FMC Fully Coated. O que significa isso? No começo achei que fosse (Fully Multi Coated) Multi Coated, mas algo me diz que não é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.
      Infelizmente existem muitas lojas que não tem pessoal especializado para colocar por exemplo, especificações corretas do binoculo num site, ou num catálogo impresso.
      Recomendo que entre no site da fabricante do binóculo, e por lá obtenha a informação precisa sobre suas especificações.
      Já vi muito binóculo sendo vendido como "Porro prism"... Isso era a única especificação disponível no site, e a imagem era de um Roof, e os demais detalhes, pela loja jamais saberia.
      Normalmente FMC é Fully Multi Coated sim, o problema está em sites não especializados, ou erros de digitação na hora de formatar o site (sendo otimista nesse caso).
      Procure sempre informações diretamente no site da fabricante quando tiver dúvidas.

      Excluir
  5. Ola. Gostaria de saber se voce tem alguma sugestao de bom custo beneficio de um binoculo. Eu vou para a Amazonia, mas nao entendo muito de binoculos e gostaria de algo que fosse um bom custo beneficio. Obrigada! Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muitos modelos para se sugerir.
      A ideia das postagens sobre como escolher, é ensinar a escolher por si próprio, sem depender de dicas.
      Poderia te indicar o binóculo que eu uso, da Celestron (Nature Series 8x42 roof) mas ele já não é mais fabricado. Ou o Bushnell H2O (8x42 roof), ou um Nikon Monarch ATB (8x42 roof) que é meio caro, mas dependendo de onde comprar, se for no Brasil, talvez não encontre nenhum deles.
      Dai teria que recorrer a marcas nacionais, e a unica forma de saber se são bons, é lendo as especificações.
      Eu particularmente nunca usei um Nikula, por exemplo, até porque a maioria não é legal. No entanto, não duvido que existam modelos melhores.
      Obrigado pelo acesso e pelo comentário>
      E boa pesquisa sobre qual binóculo escolher!

      Excluir